Emprestas-me a tua história?

Picture of Prof. Artur Reguengo
Emprestas-me a tua história?
by Prof. Artur Reguengo - Monday, 15 December 2014, 11:14 AM

Este Natal junta-te a nós numa iniciativa mágica e solidária, que irá, com certeza, encher o coração de muitas crianças necessitadas! Tudo o que tens de fazer é doar livros infantis usados, de que não necessites mais, de modo a que o prazer da leitura possa ser experienciado pelos mais jovens!

Assim, com este projeto, realizado no âmbito da disciplina de Português, pretendemos efetuar uma recolha de livros usados, que serão posteriormente doados a duas instituições de solidariedade social – a Casa das Cores, em Lisboa, que recolhe meninos com idades compreendidas entre os três e os doze anos; e a Casa Mãe do Gradil, que acolhe crianças com idades compreendidas entre os nove e os dezoito anos.

Desta maneira, de modo a que toda a comunidade escolar esteja envolvida nesta iniciativa, a recolha dos livros será efetuada de dia 9 (terça-feira) a dia 12 de dezembro (sexta-feira), no átrio da escola, perto do bar, durante os intervalos das aulas. Seguidamente, dia 29 de dezembro, os livros angariados serão devidamente distribuídos pelas duas instituições previamente mencionadas. Será, também, realizada uma atividade com as crianças, com base na leitura e nos benefícios que dela advêm.

É, deste modo, vital a colaboração de todos os que puderem contribuir (nem que seja só com um livro), não só pela solidariedade e entreajuda, indispensáveis à vida humana, mas também porque a leitura no mundo moderno é a habilidade intelectual mais importante a ser desenvolvida e cultivada por qualquer pessoa, pois, tal como Voltaire afirmava, “A leitura engrandece a alma”.

Assim, é necessário percebermos que todos nós temos histórias de vida diferentes. É isso que faz com que sejamos indivíduos distintos, com personalidades desiguais. Em suma, pessoas únicas. Contudo, sempre que alguém entra na nossa vida, quer seja uma pessoa, quer seja uma personagem de um livro, a nossa história é alterada através de outra história!

Deste modo, graças à leitura, podemos fazer a diferença: podemos atingir “um horizonte aqui tão perto”, podemos criar pontos de encontro entre pessoas e personagens, entre a literatura, o altruísmo e a solidariedade!

Acreditamos, assim, que este ponto de encontro começa dentro de cada um de nós, com a nossa história. Por conseguinte, lembrando as pessoas de que dentro delas existe um ponto que se pode unir ao ponto de outra pessoa e formar uma reta, poderemos mostrar que a mudança começa em nós, e que cada um é responsável pelo Mundo em que vive. Esta crença moverá o nosso projeto a “emprestar” histórias com palavras às crianças que, pelas circunstâncias das suas histórias reais, ainda não puderam lê-las (porque quando emprestamos uma história, outra história irá começar).

O fim será apenas o começo: “Emprestas-me a tua história?”

(Editado por Prof. Teresa Lamy em Sexta, 5 Dezembro 2014, 11:13)

(Editado por Prof. Teresa Lamy em Terça, 9 Dezembro 2014, 14:26)

(Editado por Prof. Teresa Lamy em Terça, 9 Dezembro 2014, 14:48)

Picture of Prof. Teresa Lamy
Re: Emprestas-me a tua história?
by Prof. Teresa Lamy - Sunday, 21 December 2014, 11:19 AM

A Mafalda, a Margarida, a Sara e a Vera haviam emprestado as suas histórias para que muitas crianças voassem com os balões dos livros. Mas durante esta semana, muitos foram os que fizeram o mesmo e ajudaram o projeto "Emprestas-me a tua história"! Gostaríamos de agradecer à professora Cristina Santos pelo apoio, à diretora por ter apoiado o projeto, ao Jornal Badaladas por ter participado a iniciativa, e em especial a todas as pessoas que emprestaram as suas histórias para fazer das histórias de muitas crianças, HISTÓRIAS FELIZES! Obrigado a todos: quando emprestaram a vossa história outra história começou, porque o fim será apenas o começo... "Emprestas-me a tua história?"